Sobre Mim

Mônica de Jesus

Mônica Maria de Jesus Costa

Pastora, Palestrante, Coach Alta Performance, Consultora Empresarial, Administradora do Lar, mãe de Seis Filhos, casada com o Pastor e Administrador Frank Costa.

Sou Graduada em Marketing, Teologia, MBA em Consultoria Empresarial, MBA em Coaching Aplicado a Gestão de Pessoas;

Trabalho há mais de 12 anos na Gestão de Pessoas tanto no Corporativo, quanto Eclesiástico(Igreja). Desenvolvo Mentoreamento e Coaching com mulheres elevando-as a níveis Fantásticos! Amo PESSOAS! AMO GENTE!

Desenvolvo palestras com temas distintos: Familia, Carreira, MULHERES....

Espero que você goste do nosso conteúdo! Vamos nos conhecendo!

Gratidão Sempre!

Você Super Rica no Facebook

Os 6 processos da gestão de pessoas que toda profissional de RH precisa conhecer

  • 30 de novembro
Os 6 processos da gestão de pessoas que toda profissional de RH precisa conhecer

Com o passar dos anos, por conta das grandes transformações ocorridas na sociedade, muitos fatores acabaram  influenciando diretamente na gestão e administração das organizações.

Gestores, que antes apenas enxergavam seus subalternos como mão de obra, passaram a perceber que essas pessoas poderiam se tornar em um grande diferencial competitivo em suas empresas.

Isso os levou a uma mudança de visão e estratégia: A gestão de pessoas no ambiente de trabalho passou a ser valorizada, os colaboradores, antes vistos apenas como meros empregados, passaram a ser vistos como parceiros da organização, trabalhando em conjunto para o alcance dos objetivos da empresa e não mais como simples recurso de produção.

Diante desse novo cenário, a gestão de pessoas passou a ser composta por um conjunto de processos dinâmicos integrados, que têm como objetivo planejar, organizar, dirigir e controlar o trabalho e a atuação das pessoas na organização.

Segundo Chiavenato (2004), esse conjunto de processos pode ser resumido em seis: provisão, aplicação, remuneração, desenvolvimento, manutenção e monitoração de pessoas. Cada processo está inter-relacionado com o outro e se influenciam mutuamente, favorecendo ou prejudicando os demais, por isso, é necessário que cada um deles seja bem planejado e executado. Abaixo vamos entender um pouco sobre cada um:

01 – Provisão

Também conhecido como processo de agregar ou suprimento de pessoas, essa etapa envolve práticas de recrutamento e seleção, e pode ser compreendido como qualquer atividade da empresa para encontrar e estabelecer uma relação de trabalho com pessoas capazes de atender às necessidades da organização e contribuir para o sucesso do negócio.

02 – Aplicação

É o meio utilizado para desenhar as atividades que um profissional desempenhará na empresa, além de orientar e acompanhar o seu desenvolvimento na execução de suas tarefas. Envolve a integração do funcionário na empresa, o desenho do cargo a ser desenvolvido e a avaliação de seu desempenho.

03 – Remuneração

Por ser um dos fatores mais determinantes para a motivação,  acaba por constituir um papel de destaque para a gestão de pessoas, já que os funcionários trabalham em busca de certas expectativas e resultados.

As empresas precisam desenvolver sistemas de remuneração eficazes para proporcionar motivação, retenção e interesse dos seus colaboradores a permanecerem na organização por longo prazo.

04 – Desenvolvimento

Inclui treinamento e desenvolvimento de pessoas, programas de mudanças e desenvolvimento de carreira. É um meio de capacitar e aperfeiçoar a evolução pessoal e profissional de cada colaborador.

05 – Manutenção

É utilizado para manter as pessoas da organização satisfeitas e motivadas, com condições ambientais e psicológicas satisfatórias. Despertando o interesse do funcionário em permanecer na empresa por longo prazo. Inclui relações com empregados, higiene, segurança e qualidade de vida do trabalhador.

06 – Monitoração

Busca acompanhar, orientar e manter o comportamento das pessoas de acordo com o planejamento da empresa, garantindo que o mesmo seja bem executado e que os objetivos sejam alcançados. Esse processo compreende os bancos de dados e sistemas de informações gerenciais.

Empresas que compreendem a importância desses processos estarão à frente da concorrência e terão resultados como qualidade, crescimento sustentável e satisfação.

Acaba se tornando necessário que todo profissional de RH conheça os processos da gestão de pessoas e consiga diagnosticá-los dentro da empresa em que atua, de forma que possa identificar se estão sendo tratados de maneira correta, corrigir as falhas e aprimorá-los constantemente. Atraindo, retendo e colaborando para o desenvolvimento das pessoas que compõe o quadro funcional da empresa.

Aplicando corretamente os processos da gestão de pessoas, será possível capacitar e desenvolver colaboradores em novos conhecimentos e habilidades, recompensar desempenhos e comportamentos eficazes, estimular o comprometimento das pessoas, além de criar um bom e produtivo ambiente de trabalho, onde não só a organização se beneficie, mas também seus colaboradores.

Bem, agora você já conhece os seis processos da gestão de pessoas, verifique como estão sendo desenvolvidos na empresa em que você atua e busque continuamente estratégias para aperfeiçoá-los. Lembre-se: funcionários motivados tendem a permanecer por longo prazo na organização, além de produzir mais e melhor!